Arte
ATIVIDADE: Estamos nos aproximando do NATAL, portanto desafio você junto com sua família a construir uma árvore de Natal com material reciclado. Use a criatividade e a deixe bem linda, confio em seu potencial!
Algumas sugestões:
OBS: Fotografar e postar no grupo da turma.
Educação Física
Esportes de Campo: São modalidades realizadas no campo que podem ser coletivas ou individuais. Ex: futebol, golfe, rugby, entre outros.
A atividade da semana será a prática do FutGolf!
Pegue uma bola (tênis, frescobol, futebol), se não tiver não tem problema. Faça uma bolinha de papel ou meia. Pegue um balde. Após juntar estes materiais, faça o campo de jogo.
Deite o balde a uma certa distância em um corredor ou no terreno de sua casa, afaste-se e tente acertá-lo com a bola chutando-a.
Verifique quantos chutes são necessários para chegar ao objetivo final. Depois de realizar esta atividade, desafie alguém de sua casa.
Repita a atividade 3 vezes.
Confira 6 impactos ambientais causados pelas fontes de energia
As fontes de energia são muito importantes para o desenvolvimento da humanidade. São elas as matérias-primas que movem automóveis, indústrias, lâmpadas e a fabricação de produtos. Não há como negar a relevância de descobertas e novas tecnologias nessa área, principalmente devido ao aumento populacional, mas ultimamente a maior preocupação é com os impactos ambientais causados pelas fontes de energia.
Hoje, a busca constante é para expandir o uso de fontes sustentáveis e renováveis. São aquelas que não causam danos ao meio ambiente ao serem transformadas em energia e são provenientes de matérias-primas infinitas.
Para entender a relação da energia com a natureza, confira agora 6 impactos ambientais causados pelas fontes de energia.
1. Combustíveis fósseis: emissão de gases poluentes
Matérias-primas como o carvão, petróleo e o gás natural são encontradas na natureza, mas não são renováveis, considerando que elas demoram milhares de anos para se renovarem. O impacto ambiental causado por esses tipos de combustíveis fósseis vem da utilização em usinas termelétricas.
Os combustíveis são queimados para aquecer a água, provocando o vapor que movimenta as turbinas e gera energia. No processo de queima, gases tóxicos são despejados na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, problemas respiratórios, poluição etc.
2. Nuclear: risco de graves acidentes nucleares
As usinas nucleares funcionam como as termelétricas, mas com combustíveis muito mais perigosos: urânio e plutônio. Na fissão para gerar o calor, eles produzem material radioativo. Embora os acidentes sejam raros, a gravidade de um possível dano é algo a ser considerado.
Uma explosão pode atingir não apenas a usina, mas toda a região em volta, além de contaminar o solo e a atmosfera por muitos anos. Ou seja, um grande impacto ambiental pode ser provocado com o uso da energia nuclear.
3. Biomassa: mau cheiro, queimadas e desmatamento
A biomassa é obtida a partir de matéria orgânica, sendo a mais comum o bagaço da cana. Ela também é um tipo de combustível para usinas, semelhante às termelétricas. A diferença é que, neste caso, os gases emitidos não são poluentes, por serem de origem orgânica. De qualquer forma, eles podem, sim, causar problemas respiratórios.
O impacto ambiental da biomassa está no mau cheiro que as usinas causam e na forma usada para obter energia por meio desse componente. Muitas vezes, a geração de energia por biomassa envolve queimadas em canaviais e desmatamento.
4. Hidrelétricas: inundação de ecossistemas
A energia hidráulica é gerada a partir da força das águas que fazem turbinas girarem e criar eletricidade. Ela é considerada uma fonte renovável e limpa, pois não provoca emissão de gases e a poluição das águas em seu processo. O impacto ambiental está no fato de ser necessário represar o rio e o grande lago que se forma.
As águas inundam tudo o que há em volta para a construção das hidroelétricas, matando ecossistemas e obrigando populações a se deslocarem. O clima da região também é alterado, tornando-se mais quente e úmido, devido ao grande acúmulo de água.
5. Energia eólica: poluição sonora e visual
Uma fonte limpa de energia que tem crescido no Brasil e no mundo é a eólica. Ela praticamente não causa danos ao meio ambiente e tem sido muito utilizada no nordeste do país. Trata-se de uma fonte com alta dependência do clima, pois a sua geração de energia acontece em regiões ventiladas.
O problema é que a produtividade da energia eólica é baixa. Ela precisa de grandes instalações que poluem visualmente determinada região, é bastante barulhenta e causa a morte de aves por colisão com as turbinas.
6. Energia solar: reciclagem das placas fotovoltaicas
Outra geração de energia que vem se desenvolvendo bastante no Brasil nos últimos anos é a energia solar. Os raios solares representam a matéria-prima mais abundante em nosso país, além de ser sustentável e limpa.
Para gerar a eletricidade pela energia solar, são necessários muitos painéis fotovoltaicos, e o único impacto ambiental está relacionado à fabricação e reciclagem desses materiais. De todo modo, trata-se de uma ótima alternativa para empresas, indústrias e residências.
Os danos causados pelas fontes de energia mais usadas atualmente mostram que a prioridade deve está na procura por fontes renováveis e em incentivos para aproveitá-las cada vez mais.
Língua Portuguesa
Clodoaldo Pé-descalço
Esta é a história de Clodoaldo Pé-descalço.
Todos os dias, Clodoaldo sai junto com os irmãos, atrás do pai, com a enxada nas costas, a caminho da roça, antes do sol nascer, de manhã bem cedinho. Ele faz isso desde pequenininho... O pai corta o mato com o facão, um irmão com a enxada, fura o chão, o outro mais atrás enterra o grão, e ele assusta os pássaros gulosos que querem comer as sementes. Faz isso a manhã inteira até o sol ficar bem quente!
Passa o tempo, a chuva vem e, como milagre, a plantação cresce também. Clodoaldo colhe o milho, faz farinha, come pamonha quentinha, chupa cana, faz rapadura ...
- Que alegria! É tempo de fartura!
Clodoaldo agora vai para a escola aprender a ler e escrever.
- Vai ser gente na vida – disse o pai. – Toma os chinelos e vai.
Mas ele me contou um segredo que eu vou contar só para você. Clodoaldo vai crescer, aprender a ler e escrever e cada vez mais de plantação entender. Disse que daquelas terras não sai. Vai continuar ali, plantando e colhendo... Igualzinho ao pai, ao pai do pai, e ao pai do pai do seu pai. Clodoaldo Pé-descalço vai voltar e cuidar da plantação.
Sabe o que eu penso dele?
Ele tem os pés no chão!
Responda
O que Clodoaldo faz todos os dias cedinho? ___________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
Com quem Clodoaldo vai para a roça? ________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
O que faz o pai e os irmãos de Clodoaldo na roça? _______________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
Por que Clodoaldo assusta os pássaros gulosos? ________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
Para ser alguém na vida, o que Clodoaldo vai fazer? _____________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
O que Clodoaldo faz em tempo de fartura? _____________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Marque a resposta certa
Clodoaldo contou que vai...
( ) estudar e mudar de profissão.
( ) estudar e ficar na cidade.
( ) estudar e voltar para a roça.
A autora do texto acha que Clodoaldo ...
( ) não ama sua terra.
( ) tem os pés no chão.
( ) não quer mais voltar para a sua terra.
A expressão “tem os pés no chão” significa...
( ) que Clodoaldo é desligado, não gosta da roça e vive descalço
( ) que Clodoaldo é responsável, maduro, valoriza a vida no campo e sabe o que quer
( ) que Clodoaldo quer aprender a ler e escrever e nunca mais andar descalço
Retire do texto
5 substantivos comuns: ____________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
1 adjetivo: ______________________________________________________
3 verbos: _______________________________________________________
Completa as frases com os verbos e os tempos indicados
Clodoaldo e seus irmãos _________________ na roça. ( trabalhar / presente)
O pai de Clodoaldo ____________________ com a enxada. ( cortar/ passado)
Clodoaldo ___________________ no ano que vem. ( estudar / futuro)
Os pássaros ___________________ as sementes. (comer/ passado)
Clodoaldo ____________________ chinelos. ( comprar/ presente)
Eles ___________________ a plantação. (colher/futuro)
Matemática
Ensino religioso
Educação Física
ATIVIDADE PONTE DO EQUILÍBRIO
Vamos dar sequência as nossas atividades para trabalhar e desenvolver o equilíbrio.
Artes
Atividade: Expressando talentos e sentimentos. Criação livre: pintura, desenho, escultura, dança, música…
OBS: postar no grupo da turma a sua criação.
Geografia
Língua Portuguesa
Matemática
Geografia
Assista ao vídeo sobre Fontes de Energia
https://www.youtube.com/watch?v=9VGiKHKX3wA&feature=emb_logo
Língua Portuguesa
Matemática
Arte
ATIVIDADE: Desenhando através das sombras.
Modelo:
Educação Física
Vamos brincar????
Você pode brincar com mais pessoas de sua família, peça para seu responsável dar os comandos e vamos nos divertindo para passar o tempo juntos.
Essa brincadeira é uma variação da brincadeira Vivo, Morto. O líder conduz a fazendo os comandos:
“vivo, morto, torto” várias vezes e de forma alternada. Quando o disser VIVO todos ficam em pé, quando disser MORTO, todos ficam agachados e quando o comando for TORTO as crianças ficam tortas para um lado. Quem errar o movimento indicado, sai da brincadeira até sobrar só um participante que, por sua vez será o líder. A brincadeira recomeça e continua enquanto houver o interesse das criança(s).
Obrigado em especial as famílias pela dedicação com as crianças na realização das atividades!!!
História
Assista aos vídeos sobre o dia da Consciência Negra
https://www.youtube.com/watch?v=WT_Y00VKUvY
https://www.youtube.com/watch?v=bDWw9Jj1vM0
Responda:
Como foram trazidos os africanos para o Brasil? ________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
Por que os africanos foram trazidos para o Brasil? ______________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que acontecia com os negros quando eram desobedientes? ____
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que eram os quilombos? __________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual o nome do maior quilombo do Brasil e quem era o líder desse quilombo? _____________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Por que o dia 20 de novembro foi escolhido para ser o Dia da Consciência Negra? _____________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quais as contribuições dos negros para a cultura brasileira? _____
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Língua Portuguesa
Retire do texto:
Dois substantivos próprios:
Dois substantivos comuns:
Dois verbos:
Dois adjetivos:
Complete as frases com os verbos indicados nos parênteses:
Marcos e Carlos __________________ no campinho. ( brincar – futuro)
Eu ________________________ a cantar bem cedo. ( aprender – passado)
Nós _______________________ de bicicleta no bairro. ( andar – presente)
Ele _______________________ uma linda história. ( escrever- futuro)
Leia as frase e complete com os pronomes ( eu, tu, ele, nós, vós, eles)
_________ fomos na casa da minha vó.
_________ levaram o cachorro para passear na praça.
_________ brinquei com o meu amigo.
_________ falou com os meus pais.
Ciências
A influência da lua na agricultura
Desde os tempos mais ancestrais que existem pessoas que acreditam que a lua tem uma influência direta no desenvolvimento das culturas agrícolas. Inclusivamente, são muitos os povos que atualmente, ainda acreditam que a lua tem muito poder na agricultura. Existem muitas pessoas que ainda hoje fazem as suas sementeiras respeitando as fases da lua e os seus efeitos no sucesso das mesmas. No tópico abaixo, abordo as crenças relativas às fases da lua e à data das sementeiras e plantações.
Fases da lua na agricultura
Consideremos as 4 fases da lua principais: lua nova, quarto crescente (lua crescente), lua cheia e quarto minguante (lua minguante). Segundo quem crê nestas convicções/crenças, as sementeiras e plantações devem respeitar as fases da lua tal como indico nos tópicos abaixo.
Lua Nova
Na fase de lua nova, a lua apresenta uma gravidade significativa o que faz com a água se concentre mais facilmente no solo. Por essa razão, as sementes aumentam de volume, incham e tendem a emergir/romper mais facilmente e rompam. No entanto, os entendidos dizem que nesta fase lunar, a seiva das plantas concentra-se maioritariamente no caule. Por essa razão, não é o momento mais aconselhado para semear ou plantar alguma cultura na agricultura.
Crenças antigas dizem que as culturas instaladas nesta fase da lua são mais fracas e mais susceptíveis a pragas. Embora tenham um bom desenvolvimento vegetativo irão ter produtividades reduzidas.
Quarto crescente
Nesta fase da lua a sua força gravitacional é inferior mas o luar por ela emitido é mais intenso.
Por essa razão, dizem os mais antigos que esta fase da lua é muito importante pois permite o crescimento foliar mais vigoroso. Regra geral, dizem que esta fase da lua é uma das melhores momentos para semear as suas culturas, especialmente 2 a 3 dias antes de ocorrer a lua cheia.
As culturas mais apropriadas para serem semeadas/plantadas nesta altura são:
feijão;
melão;
ervilha;
pimentão;
abóbora;
tomate;
entre outras;
Lua Cheia
Na agricultura, dizem que esta fase lunar é caracterizada por a seiva das plantas se encontrar em maior quantidade nas plantas, principalmente nos seus rebentos e folhas.
Esta fase é um dos melhores momentos para fazer a colheita dos frutos e hortícolas pois dizem que serão mais suculentos e saborosos.
Não deve plantar ou semear nesta fase lunar.
Quarto minguante
Após o pico da lua cheia tal como referi no tópico anterior (esta fase tem o efeito máximo sobre a copa das plantas), verifica-se que a lua começa a diminuir de tamanho e a energia encontra-se mais concentrada nas raízes. Tal como indiquei na lua nova, também no quarto minguante é desaconselhado plantar ou semear alguma cultura.
Pode aproveitar esta fase para corrigir alguns problemas da sua horta tais como combater pragas e doenças das plantas, eliminar plantas infestantes, ou preparar o solo para novas sementeiras ou plantações.
Fonte da imagem: Jardim do Mundo
Embora não existam estudos científicos que comprovem a influência da lua na agricultura, existem vários produtores rurais que conseguiram tornar as suas produções mais rentáveis desde que começaram a prestar mais atenção às fases da lua e à sua influência na agricultura.
Pesquisa
Pesquise com pessoas da sua família sobre o que elas sabem da influência da lua na vida das pessoas (agricultura, corte de cabelo, etc.) e escreve o que descobriu.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Matemática
Resolva os problemas
A soma de dois números é 546. Sabendo que o primeiro número do cálculo é 265. Qual é o segundo número?
Tenho que pagar uma dívida de R$ 128,00. Já tenho R$ 57,00. Quanto falta para eu poder pagar a dívida?
Comprei uma mesa por R$ 385,00 e 4 cadeiras que custou R$ 55,00 cada uma. Quanto gastei no total?
Escreva por extenso
R$ 9,75 ________________________________________________________
33.057 _________________________________________________________
______________________________________________________________
7.109 __________________________________________________________
99.001 _________________________________________________________
_______________________________________________________________
Arme e resolva os cálculos
1.876 x 6 =
8.000 – 4.976 =
2.349 + 3.897 =
5.987 : 5 =
176 x 13 =
12.009 – 2.987 =
4.009 + 2.567 =
1.977 : 12 =
Geografia
Assista ao vídeo sobre Usina Hidrelétrica
https://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4
Agora responda:
Na usina hidrelétrica qual o recurso natural que é usado para gerar a energia? __________________________________________________
__________________________________________________________
Depois de usada para gerar a energia o que acontece com a água na usina hidrelétrica? ___________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________
Assista ao vídeo sobre energia éolica
https://www.youtube.com/watch?v=ekfFM-uWh5k
Agora responda:
Na usina éolica qual o recurso natural que é usado para gerar a energia? __________________________________________________
__________________________________________________________
Educação Física
Queridos alunos!
Esta semana nossa atividade será de Caminhada/Corrida! Vamos melhorar nosso sistema cardiorespiratório!
Inicie a atividade com um alongamento, depois escolha um lugar seguro ( Pátio de casa, calçada ou na sua rua) e faça uma caminhada para aquecer. Depois alterne entre 1 minuto correndo e 3 minutos caminhando por 2x.
Não esqueça da água para se hidratar e caso sinta algum desconforto, faça apenas uma caminhadinha leve.
Podem mandar uma fotinho, selfie ou vídeo realizando a atividade! Caso tenham dúvidas, estou a disposição!
Arte
Pintura com Garfos: Colocaremos o vídeo explicativo nos grupos de WhatsApp.
Assista ao vídeo: Por uma infância sem racismo
https://www.youtube.com/watch?v=_aPYuKiKFMg&feature=emb_logo
Após assistir ao vídeo escreva a sua opinião sobre o que foi exposto no vídeo, fazendo uma reflexão sobre as questões de igualdade/ desigualdade
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*Apreciação da obra musical Ciranda da Bailarina, ( Chico Buarque), interpretada por um aluno da escola; voz e violão; https://www.youtube.com/watch?v=YzvlEkeOJJU&t=17s
*Proposta de expressão artística, baseada na letra da música Ciranda da Bailarina;
*Produção da Expressão Artística
*Apresentação da Expressão Artística nos grupos de WhatsApp;
*Se caracterize conforme o estilo musical que você mais gosta, faça um passo de dança e coloque no grupo da turma.
* Copie as perguntas e responda em seu caderno:
1) Na canção, a bailarina é diferente das demais crianças porque não apresenta algumas características que a maioria das crianças tem. Quais são essas características?
2) Na canção aparecem vários substantivos esquisitos relacionados ao mundo infantil. Cite alguns:
3) Você concorda com a opinião do autor da canção, quando diz, "só a bailarina que não tem"? Por quê?
OLÁ CRIANÇAS...
ESTÁ SEMANA FAREMOS UMA FEIRA DE CIÊNCIAS!
SEGUE O VÍDEO:
PESQUISA CIENTÍFICA PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS.
PESQUISA CIENTÍFICA PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS.
Educação Física
DESAFIO COM AS MÃOS
Nossa educação física vai ser um DESAFIO de brincadeiras de mãos! As parlendas, os tangolomangos podem ser musicalizados, virar cantigas e também brincadeiras. Desafie alguém da sua família!
Fui à China
https://www.youtube.com/watch?v=3siqbKGX8Lw&feature=youtu.be
Coronavirus - Onde vai Fifi
https://www.youtube.com/watch?v=rI_PSqggIDA&feature=youtu.be
Arte
Atividade: Recorte e colagem com jornal e revista - criação deformas
Modelo: acesse o link ( https://youtu.be/MM_szryJUa8 )
OBS: o vídeo explicativo da atividade será postado no grupo da turma.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO- FEIRA DE CIÊNCIAS.
Língua Portuguesa
Ciências
Fases da Lua
https://www.youtube.com/watch?v=OKc64ezg1uU
As fases da Lua representam os diferentes aspectos que vemos o satélite natural da Terra ao longo de um ciclo. Isso acontece em virtude da variação da sua posição em relação ao nosso planeta e ao Sol.
A Lua apresenta quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma delas dura cerca de 7 a 8 dias.
Não sendo uma estrela, a Lua não emite luz própria. Entretanto, a vemos iluminada pois ela reflete a luz proveniente do Sol.
A Lua apresenta três movimentos principais:
rotação: em torno do seu próprio eixo
revolução: ao redor da Terra
translação: ao redor do Sol, junto com a Terra.
Desta forma, assume diferentes posições em relação a Terra e ao Sol. Isso faz com que sua parte iluminada seja vista de diferentes formas ao longo de um ciclo lunar. Importante notar que as fases da lua são vistas de maneiras diferentes nos hemisférios sul e norte.
As quatro fases da Lua vista do hemisfério sul: minguante, cheia, crescente e nova
As 4 fases da Lua
1. Lua Nova
Nesta fase, não conseguimos observar a Lua pois ela está posicionada entre o Sol e a Terra e, por isso, não a vemos neste momento.
Nesta fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo por volta das 6 horas e se pondo por volta das 18 horas.
2. Lua Crescente
A Lua crescente ou quarto crescente recebe esta denominação pois neste momento só conseguimos observar ¼ de sua totalidade.
Seu formato é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.
3. Lua Cheia
Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol.
Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.
4. Lua Minguante
A Lua minguante ou quarto minguante é o último estágio das fases da Lua. Neste período, ela encontra-se no formato de um semicírculo e assim, novamente conseguimos observar ¼ de sua totalidade no sentido oposto da fase crescente.
Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.
O ciclo da Lua
O Ciclo da Lua ou Ciclo de Lunação, chamada também de Período Sinódico da Lua, ocorre em aproximadamente 29,5 dias.
É, portanto, conhecido como mês lunar e durante este período as 4 fases da Lua acontecem, ou seja, ocorre o ciclo lunar completo.
Já no Período Sideral o tempo que a Lua leva para girar em torno do seu eixo (rotação) é de 27,3 dias e esse também é o tempo que ela leva para orbitar em volta da Terra (revolução).
Portanto, o mês sideral é considerado aproximadamente 2,25 dias mais curto do que o mês sinódico.
Curiosidades sobre a Lua
A “Super Lua” ou “Super Lua Cheia” é caracterizada pelo momento em que a Lua cheia está mais próxima da Terra. Neste momento, ela aparece maior e mais brilhante.
Os eclipses são fenômenos que ocorrem quando o Sol, a Terra e Lua estão alinhados. Os Eclipses Solares ocorrem durante a Lua nova, quando a Lua está entre a Terra e o Sol. Já os Eclipses Lunares ocorrem durante a Lua cheia, quando a Terra está entre a Lua e o Sol.
Um dos álbuns mais famosos da banda inglesa Pink Floyd faz menção ao lado obscuro da Lua ("The Dark Side of the Moon"), contudo, todas as faces da Lua são iluminadas pelo Sol. O que acontece é que pelo fato do período de rotação da Lua ser o mesmo do seu período de revolução, existe uma face que nunca vemos da Terra, que seria esse lado "obscuro da Lua".
Matemática
Matemática
Livro: Matemática 5º ano Ápis
Autor: Luiz Roberto Dante
Editora: Ática
Conteúdos: Fração
Páginas: 131, 132
Geografia
Assista aos vídeos sobre Energia
https://www.youtube.com/watch?v=6r0EgxExbEU
Língua Portuguesa
Livro: Língua Portuguesa 5º ano Ápis
Autoras: Ana Trinconi
Terezinha Bertin
Vera Marchezi
Editora: Ática
Conteúdos: Crônica, Tonicidade das palavras
Páginas: 70 e 71 Ler a crônica
71 e 72 atividades tonicidade
História
Educação Física
ATIVIDADE DE LATERALIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA
Segue o vídeo em anexo pelos watts!
Arte
Atividade: Pintura utilizando rolinho de papel Higiênico.
Modelo: acesse o link ( https://youtu.be/QEMHiXH58rQ )
OBS: o vídeo explicativo da atividade será postado no grupo da turma.
Matemática
Matemática
Livro: Matemática 5º ano Ápis
Autor: Luiz Roberto Dante
Editora: Ática
Conteúdos: Fração
Páginas: 134
Ensino Religioso
Língua Portuguesa
Ciências
Assista ao vídeo sobre CONSTELAÇÕES
https://www.youtube.com/watch?v=5_RjuGA2s9o
Assista ao vídeo sobre MOVIMENTOS DA TERRA
https://www.youtube.com/watch?v=FyftSuBwaNw
Livro ;Ciências Naturais 5º ano
Coleção Quatro Cantos
Autoras: Amélia Porto, Lízia Ramos, Sheila Goulart
Editora: Dimensão
Conteúdos: Nosso planeta
Páginas: 152 Ler o texto Um pouco de história
156 e 157 Ler o texto Movimentos da Terra
Língua Portuguesa
Assista ao vídeo sobre VERBOS
https://www.youtube.com/watch?v=FFnznqjZxPs
MATEMÁTICA
Assista ao vídeo sobre frações
https://www.youtube.com/watch?v=SdunkWgD6v8
Matemática
Ensino Religioso
Oralidade Africana.
A religião Africana, sobretudo a nação dos Orixás está estabelecida principalmente na oralidade, na transmissão dos conhecimentos dos mais antigos para os mais novos. O conhecimento transmitido de forma oral e carente de registros escritos, fez com que muito fosse perdido, adaptado e mesmo modificado, ao decorrer do tempo. Mas de forma alguma pode-se dizer que nossa cultura ocidental é mais desenvolvida que a cultura africana (oral), são tradições diferentes, formas diferentes de pensar.
Todas possuem a mesma seriedade, e o mesmo valor, não é possível querer comparar, é necessário saber analisar as diferenças para pode perceber o que existe de melhor em cada uma.
...
De forma alguma é possível afirmar que o conhecimento oral é de menor valor que o escrito, ou que o escrito apresenta maior veracidade. Pode-se sim, afirmar que o conhecimento escrito encontra-se em maior possibilidade de ser preservado, independentemente de sua veracidade. Ao escrever ampliamos o leque de alcance de um conhecimento, e possibilitamos que o conhecimento seja replicado mesmo em outros territórios, bem além as fronteiras de onde ele foi produzido.
“Os próprios documentos escritos nem sempre se mantiveram livres de falsificações ou alterações” (A HAMPATÉ BÂ).
Um provérbio antigo yorubá, coloca que cada indivíduo que morre é uma enciclopédia que morre com ele, destacando todo o conhecimento que deixa de ser transmitido, de ser aprendido. A cultura ocidental não valoriza o idoso, enquanto a cultura africana a valoriza mais, pois o conhecimento que o idoso possui é fruto e tempo, dedicação, observação entre outras.
...
Poderia-se discutir sem se chegar em um consenso de qual forma melhor preserva um conhecimento, de forma oral ou escrita, e nem é esta o objetivo aqui, que é apenas analisar uma percepção sobre a oralidade.
“O conhecimento e a tradição não são armazenados, congelados nas escritas e nos arquivos, mas revividos permanentemente “SANTOS, p. 51).
...
Com o passar do tempo e modernização das sociedades, a escrita passou a ser mais valorizada e a oralidade considerada um conhecimento inferior e primitivo, embora já foi discutido nada prova que seja inferior.
É inegável a riqueza de detalhes, de conhecimentos transmitidos pela oralidade humana, especialmente africana, em quesitos como religiosidade, culinária e cultura em geral, ignorar a sua oralidade é ignorar tudo isso.
Com a oralidade é possível compreender melhor algumas coisas que muitas vezes seriam mal compreendidas de forma escrita.
...
A oralidade permitiu a perpetuação de uma grande quantidade de saberes em um tempo e local em que a escrita muitas vezes não era disponibilizada. Com a oralidade a cultura africana desenvolveu uma forma de manter a preservar seu conhecimento e cultura.
Ao se transmitir fundamentos da religião africana a partir da palavra, de certa forma também se selecionou quem deveria aprender, com a palavra escolhemos quem será nosso ouvinte, com a escrita não nos é permitido isso.
Fonte: https://cenpah.wordpress.com/2013/06/18/oralidade-africana/
Escreva o que você entendeu sobre o texto oralidade africana
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Queridos alunos!
Essa semana antecede o Dia das Crianças, se estivéssemos na escola faríamos uma semana de atividades especiais como sempre fizemos. Mas não vamos deixar de homenagear e festejar com vocês, por isso essa semana serão propostas várias missões. Quero ver os meus detetives em ação. Vamos lá?!!
Educação Física
Esta semana nossa atividade será Pular Corda!!!
Para os iniciantes vale iniciar com movimentos como caminhar sobre a corda, passar por baixo, por cima, pular a cobrinha, entre outros, com a ajuda de um adulto para trilhar e coordenar os movimentos e assim passar para o pulo de fato.
Língua Portuguesa
CIÊNCIAS
Livro ;Ciências Naturais 5º ano
Coleção Quatro Cantos
Autoras: Amélia Porto, Lízia Ramos, Sheila Goulart
Editora: Dimensão
Conteúdos: Constelações
Páginas: 144 Ler e Pensar
145 As constelações
146 Realizar as atividades 1 e 2
Geografia
Observem atentamente e respondam:
O que vocês vêem no quadro?
As pessoas do quadro são todas iguais ou diferentes?
O que elas têm de diferente umas das outras?
O que mais vocês observaram de diferenças entre as pessoas pintadas no quadro de Tarsila do Amaral?
Para você saber mais:
Tarsila do Amaral: vida e obra
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/
http://tarsiladoamaral.com.br/obras/
Assista ao vídeo sobre Diversidade étnica e cultural brasileira
https://www.youtube.com/watch?v=b9s-SwghX_4
Matemática
Livro: Matemática 5º ano Ápis
Autor: Luiz Roberto Dante
Editora: Ática
Conteúdos: Divisão por número com 2 ou mais algarismos
Páginas: 88 (toda)
89 (toda)
90 (toda)
91 ( Exercício 3 e 4)
História
Assista ao vídeo sobre Cidadania
https://www.youtube.com/watch?v=Ar9HMYZIlDk
Um cidadão consciente é aquele que não se preocupa só com seus direitos, mas com os direitos das pessoas com quem convivem em sua casa, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, etc. Ele luta para que todos tenham seus direitos respeitados. Para alcançar esses direitos, o cidadão consciente pode criar associações de moradores, ser voluntário em projetos sociais, ajudar como puder as pessoas com quem convive.
O que é cidadania?
2. O que é direito? Cite exemplos.
3. O que é dever? Cite exemplos.
4. O que é um cidadão consciente?
Educação Física
Arremesso adaptado
Nesta atividade iremos treinar o arremesso e a noção óculo manual! https://www.youtube.com/watch?v=C06LaGyAK3I
Arte
PRIMAVERA
A primavera é uma das quatro estações do ano, localizada entre após o inverno e antes do verão. É caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de flores que desabrocham, o que confere a ela o título de estação das flores .Com o auxilio de um familiar vamos construir um terrário com garrafa PET. Segue o modelo no link - https://youtu.be/e6SFdKykSH8.
OBS: anote a evolução dia a dia até a próxima semana.
Ensino Religioso
Agora reflita sobre as diferenças entre as pessoas...
Você respeita essas diferenças?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você já presenciou alguém tratando mal outra pessoa? O que você sentiu ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na sua opinião por que algumas pessoas tratam mal as outras?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Língua Portuguesa e Ciências
Acesse o link para assistir um vídeo sobre o dia da árvore
https://www.youtube.com/watch?v=csvZY1bBn74
Acesse o link para ler a história: A árvore generosa
https://www.youtube.com/watch?v=iB1JTK3an5o
Enumere as frases de acordo com a ordem que acontece na história
( ) O homem cortou o tronco, construiu o barco e navegou para longe.
( ) Mas o rapaz ficou longe muito tempo.
( ) O homem cortou os ramos e levou para construir sua casa.
( ) O homem sentou-se, descansou e a árvore ficou feliz.
( ) Todos os dias o menino vinha brincar perto da árvore.
( ) O rapaz apanhou as maçãs e foi vender.
Lace os verbos das frases:
Apanhava as suas folhas...subia ao seu tronco...
- Sobe ao meu tronco, comi minhas maçãs...
Então, o rapaz apanhou todas as maçãs e levou-as para vender e arranjar dinheiro.
A árvore até abanou de contente ...
Relato de experiência
No dia 5 de junho, dia do meio ambiente foi solicitado que cada aluno plantasse uma mudinha de árvore. Vamos relatar essa experiência. Conte que tipo de muda você plantou, onde plantou, como conseguiu a muda, se teve auxílio de alguém no plantio, como foi o desenvolvimento e os cuidados que vocês tiveram com a mudinha desde junho até agora. Bata uma foto e compartilhe conosco no grupo do whatsApp para vermos como ela está.
Caso alguém não tenho plantado em junho, ainda é tempo, VAMOS AJUDAR O MEIO AMBIENTE. Faça o plantio agora, mande a foto e nos relate sobre essa experiência também.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Geografia
Fluxos migratórios
O que é fluxo migratório? O termo ”migrações” corresponde à mobilidade espacial da população, ou seja, é o ato de trocar de país, de região, de estado ou até de domicílio.
Assista ao vídeo para entender melhor sobre fluxos migratórios
https://www.youtube.com/watch?v=qLUOTd4GQjo
Responda:
O que você entendeu sobre fluxo migratório: ______________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Por que os fluxos migratórios acontecem? ________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Matemática
Observe o gráfico
Fonte: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/brasil-recorde-desmatamento-amazonia/
Monte a tabela com as informações do gráfico acima
Desmatamento na Amazônia
Agora responda:
Em quais anos o desmatamento da Amazônia foi menor?
Em quais anos o desmatamento foi maior?
Leia o texto e depois resolva as questões abaixo:
1) Escreva o antecessor e sucessor do número 150.000
2) Dos produtos citados acima, qual é a maior em quantidade de toneladas?
3) Escreva como se lê:
7.500 ______________________________________________________
5.497 ______________________________________________________
_______________________________________________________________
150.699 ____________________________________________________
_______________________________________________________________
80.590 _____________________________________________________
_______________________________________________________________
4) Escreva os dados em ordem crescente e depois decrescente.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Quanto a cidade de São Paulo irá produzir de lixo em 15 dias? Tire a prova real.
6) Calcule a quantidade de papel e papelão produzidas em 1 semana.
7) São produzidos no Brasil 250.000 toneladas diárias de lixo. Calcule o lixo de um mês.
8) Quanto de lixo o Brasil produzirá em um dia de papel, Plástico e vidro?
História e Língua Portuguesa
O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o “Decênio Heroico”.
Assista ao vídeo para compreender melhor a Revolução Farroupilha
https://www.youtube.com/watch?v=iL68MGM4Mr8
Escolha 5 palavras e escreva frases bem gaúchas
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Educação Física
Atividade com diferentes texturas!
Artes
O vídeo da atividade de artes será postada nos grupos de WhatsApp .
Link: https://www.facebook.com/ProliferArte/videos/698557570745327/?sfnsn=wiwspwa&extid=6DP0LYZXm79veAqf&d=w&vh=e
Ensino Religioso
Pesquise no dicionário o significado da palavra Generosidade
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora que você já sabe o que é generosidade. Conte alguma situação que você vivenciou sobre generosidade
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Gabriel
Boff Guasselli Rua Manoel José da Silva, nº 495,
Engenho da Serra. - Osório/RS Tel: (51)
998870649 Email: escolaangeloguasselli@gmail.com Turmas: Pré
I, Pré II, 1° ANO, 2° ANO, 3° ANO, 4° ANO e 5° ANO Semana: 14 à 18 de Setembro Professoras: Gislaine Sesterhein,
Eliana Tomáz, Joeci Peixoto, Mônica Barrufi, Ana Lícia Oliveira e Karina
Dalpiaz. Atividades
não presenciais |
Nesta semana, faremos uma proposta
de trabalho diferente, assistam o vídeo e bom Trabalho!
https://youtu.be/FVqwb3As45Y
Educação
Física
Professora:
Jamille Rancheski
Teia de gato
Você vai precisar de barbante, fita
adesiva, elástico ou qualquer outro material que tenha em casa. Construa uma
grande teia, você pode usar qualquer estrutura para amarrar os fios: cadeiras,
mesas, estantes etc. Também poderá aproveitar um corredor da casa. Depois de
pronta, você precisa passar de um lado ao outro da teia, pulando os fios,
abaixando-se, engatinhando e executando os mais variados movimentos. O objetivo
é não encostar nos fios.
História e Língua Portuguesa
Assista ao vídeo sobre a Independência do Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=ZqO7zRY0sAo
Geografia
Assista ao vídeo sobre a bandeira do Brasil
(o link do vídeo será colocado no grupo do whatsApp)
https://www.youtube.com/watch?v=7zlpF2-Q-EY
Matemática
Resolva:
Arte
Interprete o Hino Nacional fazendo um lindo desenho.
Observação: Colocaremos o Hino Nacional no grupo da turma.
Educação Física
VAMOS BRINCAR DE VARREBOL!!!!
Você vai precisar de:
Duas vassouras ou cabo de vassouras;
Uma bola;
Dois gols (podem usar sapatos ou cadeiras). Como jogar:
Cada um dos participantes, com uma vassoura na mão e a bola no chão, tem que fazer gol no campo do adversário, preste atenção! Tem que ser esperto para defender seu gol também e só vale com a vassoura.
Vence quem fizer mais gol
Ensino Religioso
Autoavaliação:
Leia as questões abaixo e marque sua resposta com um X
1. Para realizar as atividades, pesquisei em outros materiais (Google, youtube...), além do livro didático?
( ) Sempre
( ) Nunca
( ) Ás vezes
2. Utilizei dicionário para procurar as palavras que eu desconhecia?
( ) Sempre
( ) Nunca
( ) Ás vezes
3. Pedi ajuda a outra pessoa? Quem? _____________________________
4. Fiz minhas atividades em local calmo e sem distrações?
( ) Sempre
( ) Nunca
( ) Ás vezes.
5. Li as atividades mais de uma vez para entender melhor o assunto?
( ) Sempre
( ) Nunca
( ) Ás vezes.
6. Gostei dos temas trabalhados e fui além do que a professora pediu?
( ) Sempre
( ) Nunca
( ) Ás vezes.
7. Gostaria de fazer mais atividades do tipo... (escreva sugestões de atividades):
______________________________________________________________
______________________________________________________________
8. Fiz todas as tarefas do blog?
( )Todas
( )Algumas
( )Nem todas
9. Fiz todas as tarefas do blog nos prazos (semanalmente)?
( )Todas
( )Quase todas
( )A maioria fora do prazo
10. Empenhei-me em fazer as atividades com capricho?
( ) Sempre
( ) Nunca
( )`As vezes
11. Fui organizado na realização das minhas atividades?
( ) Sempre
( ) Nunca
( )`As vezes
12. Fui perseverante (não desisti diante as dificuldades ou dúvidas)?
( ) Sempre
( ) Nunca
( )`As vezes
13. Fiz as atividades só quando meus pais mandaram? _______________
14. Procuro reler o que escrevo?
( ) Sempre
( ) Nunca
( )`As vezes.
15. Assisto os vídeos explicativos, que a professora envia?
( ) Sempre
( ) Nunca
( )`As vezes
16. Sei a tabuada de cor? Qual? _________________________________
17. Consigo ler o que escrevo?
( ) Sempre
( ) Nunca
( )`As vezes
18. Faço as tarefa de aula diariamente?
( ) Sempre
( ) Nunca
( )`As vezes.
19. Costumo ler (livros ou gibis)?
( ) Sempre
( ) Nunca
( )`As vezes
20. O que achei fácil ou gostei de aprender?__________________________
______________________________________________________________
21. O que achei muito difícil ou ainda não compreendi bem?______________
______________________________________________________________
22. De 1 a 10, qual nota você se daria em:
Língua Portuguesa?______
Matemática?_________
Ciências?_________
História? ___________
Geografia)?_________
Ensino Religioso?__________
Nome:_________________________________________________________
CONTINHO
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira dada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
--- Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
--- Ela não vai não: nós é que vamos nela.
--- Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
--- Eu não me chama, não, os outros é que me chamam de Zé.
Mendes Campos, Paulo. Para gostar de ler.
Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.
Entendendo o conto:
01 – Há traço de humor no trecho:
a) “Era uma vez um menino triste, magro”.
b) “Ele estava sentado na poeira do caminho”.
c) “Quando passou um vigário”.
d) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.
02 –Escolha um título para o conto.
03 – A história possui um narrador?
04 – Quais são os personagens da história?
05 – O narrador usou os verbos no passado, presente ou futuro? Por quê?
06 – Nos diálogos foi utilizado os verbos no passado, presente ou futuro?
07 – Em que ambiente se passam as cenas?
08 – No texto foi utilizado o discurso direto ou indireto? Explique.
09 – Reescreva o conto transformando o discurso direto em indireto, ou seja, não pode aparecer as falas dos personagens. O narrador que terá que contar toda a história.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Destino de Pipa
Márcia Braga
Voa pipa, tenta voar no céu
Tua cauda é frágil, é feita de papel.
O cerol é uma ameaça, um carrasco a te esperar
Num mergulho descuidado, como lâmina vai cortar...
Sem graça, sem cor, voa sem jeito
Dá de bico e balança num balé imperfeito.
Um golpe de vento pode te fazer desistir.
A linha é fina, vai arrebentar, tu vai cair...
E tu vais S U M I R ...
Entendendo o poema:
01 – A pipa tem nomes diferentes nas diversas regiões do Brasil. Escreva outro nome dado à pipa.
.
02 – Copie do poema o que se pede:
Três palavras que apresentam sílabas terminadas com L com som U:
Duas palavras que apresentam sílabas terminadas em U:
Dois substantivos:
Dois verbos:
Dois adjetivos:
Resolva
Marcos tem R$ 150,00 e quer comprar uma bicicleta. Para isso pesquisou os preços de quatro lojas. Veja
Em qual das lojas pesquisadas a bicicleta é mais barata?
Se Marcos comprar a bicicleta mais barata, vai faltar ou sobrar dinheiro? Quanto?
Qual é a diferença de valor da bicicleta mais cara para a mais barata?
Seu Josué é dono de um sítio, onde cria aves. Ele vende as aves que cria. Veja os preços:
Calcule quanto custa:
Um frango de 2 quilos:
Uma galinha de 3 quilos:
Um pato de 3 quilos e meio:
Um peru de 4 quilos e meio:
Uma codorna de meio quilo
Educação Física
Nossa atividade será a corrida de obstáculos.
A corrida de obstáculos será um desafio.. Você construirá esse circuito da maneira que quiser, porém, deverá conter os seguintes requisitos.
Terá que pular sobre algum obstáculo;
Andar em zigue zague;
Abaixar-se;
Correr de costas;
Equilibrar sobre algum objeto.
O mais importante, é usar a criatividade e se divertir!
Exemplo:
Arte
“ Nossa vida só faz sentido quando melhoramos a vida de outra pessoa” (Autor Desconhecido)
Nesta semana, trabalharemos Literatura Infantil, pois ela também é uma forma de expressão artística. Os livros serão disponibilizados nos grupos de WhatsApp na segunda-feira (31/08). Serão leituras reflexivas e divertidas voltadas a Semana da pessoa com deficiência. Boa leitura à todos.
LÍNGUA PORTUGUESA
Assista ao vídeo sobre discurso direto e indireto e depois responda:
https://www.youtube.com/watch?v=I4sEPml9mYc
O vídeo também será colocado no grupo do whatsApp
Responda
A lenda do Urutau é um discurso direto ou indireto?Explique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quais os nomes dos personagens que falam na história? ____________
_________________________________________________________
Essa lenda possui narrador?
___________________________________
Pinte os travessões da história, utilizando uma cor para cada personagem.
CIÊNCIAS
Livro ;Ciências Naturais 5º ano
Coleção Quatro Cantos
Autoras: Amélia Porto, Lízia Ramos, Sheila Goulart
Editora: Dimensão
Conteúdos: Constelações
Páginas: 140, 141, 142
Geografia
Livro: História e Geografia 5º ano
AR: Aprender e Relacionar
Autores: Ricardo Dreguer, Cássia Marconi, Neuza Guelli, Cíntia Nigro
Editora Moderna
Conteúdos: O crescimento da população do Brasil
Páginas: 20,21
Matemática
Livro: Matemática 5º ano Ápis
Autor: Luiz Roberto Dante
Editora: Ática
Conteúdos: Divisão, histórias matemáticas, operação inversa, arredondamento
Páginas: 84, 85, 86, 87
História
Assista ao vídeo sobre a formação histórica do Rio Grande do Sul
https://www.youtube.com/watch?v=I0u0pajcN2E
O vídeo também será colocado no grupo do whatsApp
Escreva os aspectos que você considerou mais importantes no vídeo
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Língua Portuguesa
Lenda do Boitatá
O Boitatá, protetor das florestas, é um personagem do folclore brasileiro.
A lenda do Boitatá descreve esse personagem folclórico como uma grande serpente de fogo. Ele protege os animais e as matas das pessoas que lhe fazem mal e principalmente, que realizam queimadas nas florestas.
Na narrativa folclórica, essa serpente pode se transformar num tronco em chamas com o intuito de enganar e queimar os invasores e destruidores das matas. Acredita-se que a pessoa que olhar o Boitatá torna-se cega e louca.
Origem da Lenda: a história do Boitatá
A lenda do Boitatá é de origem indígena, e a palavra Boitatá, na língua Tupi-Guarani, significa cobra (boi) de fogo (tata).
Apesar de ser oriunda da língua indígena, a lenda do Boitatá encontra-se num texto do século XVI do Padre Jesuíta José de Anchieta.
Vale lembrar que José de Anchieta baseou-se nos relatos dos indígenas para compor seu texto:
"Há também outros (fantasmas), máxime nas praias, que vivem a maior parte do tempo junto do mar e dos rios, e são chamados “baetatá”, que quer dizer cousa de fogo, o que é o mesmo como se se dissesse o que é todo de fogo. Não se vê outra cousa senão um facho cintilante correndo para ali; acomete rapidamente os índios e mata-os, como os curupiras; o que seja isto, ainda não se sabe com certeza." (In: Cartas, Informações, Fragmentos Históricos, etc. do Padre José de Anchieta, Rio de Janeiro, 1933)
O Boitatá no Folclore Brasileiro
A lenda do Boitatá sofreu muitas modificações ao longo do tempo, e portanto, reúne diversas versões. Assim, dependendo da região do Brasil, o nome do personagem pode variar: Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão.
Numa das versões da lenda, uma grande cobra vivia adormecida num imenso tronco e ao despertar faminta, resolveu comer os olhos dos animais.
Cada vez mais ela foi emitindo uma grande e intensa luz, tornando-se uma cobra de fogo. Ao proteger a floresta, ela assusta as pessoas que vão às matas durante à noite.
No norte e nordeste do Brasil, a imensa cobra de fogo vive nos rios e sai no momento em que há invasores nas florestas para queimá-los.
Segundo alguns nordestinos, o boitatá, conhecido como "Alma dos Compadres e das Comadres", representa as almas penadas malignas que passam queimando tudo.
Já no sul do país, a versão que prevaleceu advém da história bíblica do Dilúvio. Nela, muitos animais morreram e as cobras que sobreviveram tiveram como castigo o fogo.
Nessa versão, o fogo aparece na barriga de cada uma as quais se tornam iluminadas e, ao mesmo tempo, transparentes.
Há ainda uma versão em que o Boitatá não é uma grande cobra, e sim um touro feroz que solta fogo pela boca.
Arte
ATIVIDADE: Pesquise uma lenda do Folclore Brasileiro e faça uma mini maquete com material reciclado, depois diga em poucas palavras o que entendeu da lenda, o que ela representa…
OBS: fotografar/ filmar e enviar para a profª
Educação Física
Brincadeira pisa rápido com Jockey pow.
Brincadeira que desenvolve a psicomotricidade, raciocínio, agilidade e coordenação motora. https://www.youtube.com/watch?v=xafw0lOpaUg
Matemática
Livro: Matemática 5º ano Ápis
Autor: Luiz Roberto Dante
Editora: Ática
Conteúdos: Divisão, histórias matemáticas, operação inversa
Páginas: 88, 89, 90, 91
Ensino Religioso
Leitura
Livro: Saudade
Coleção Sentimentos
Autor: Fábio Gonçalves Ferreira
O livro será colocado no grupo do whatsApp
Escreva no caderno sobre as coisas que você mais tem sentido saudade neste período de Pandemia
LINGUAGEM
O CONTO DA MENTIRA
ROGÉRIO AUGUSTO
Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua.
A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe gente de madeira!”.
O pai de Felipe também conversa com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!” Felipe ficava pensativo. Mas, no dia seguinte. Então, aconteceu o que seu pai alertara.
Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”
“É verdade!”.
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias.
Agora sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
AUGUSTO, Rogério. FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo.
Miniconto. Folhinha 14 jun. 2003. F8 C1 -1.
Entendendo a fábula:
01 – Felipe começou a reduzir suas mentiras porque:
(A) começou a escrever um conto.
(B) deixou de ganhar uma bicicleta.
(C) inventou ter sido sorteado por um programa de TV.
(D) seu pai alertou sobre as consequências da mentira.
02 – No trecho “A mãe tentava assustá-lo.”, o termo destacado substitui:
(A) pai de Felipe.
(B) Pinóquio.
(C) cachorro.
(D) Felipe.
03 – No desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe:
(A) continua contando mentira para seus pais.
(B) decide ler todos os livros sobre o Pinóquio.
(C) torna-se um escritor e volta a criar histórias.
(D) escreve um livro de normas para o campeonato de rua.
04 – Com base no texto, pode-se dizer que Felipe quando era criança costumava:
(A) escrever.
(B) estudar.
(C) obedecer.
(D) mentir.
05 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A sequência correta é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 4, 2, 3, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 2, 1, 4, 3.
06 – O uso frequente das “aspas” no texto, serve para:
(A) acrescentar explicações.
(B) marcar a fala dos personagens.
(C) explicar as etapas do procedimento.
(D) dar uma pausa nas frases.
07 – Em: “Quem tá mentindo é você!” a palavra que está sublinhada no trecho é um tipo de linguagem:
(A) falada entre familiares e amigos.
(B) ensinada na gramática e dicionários.
(C) discursada em plenária parlamentar.
(D) descrita nos manuais de instrução.
08 – No trecho: “A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. A quem se refere o termo dele?
(A) Ao narrador.
(B) Ao pai.
(C) Ao filho.
(D) Ao Pinóquio.
09 – Na oração: “Então ele começou a reduzir suas mentiras.”, a palavra grifada pode ser substituída por:
(A) aumentar.
(B) diminuir.
(C) estabilizar.
(D) terminar.
10 – O assunto central do conto são:
(A) as mentiras.
(B) as verdades.
(C) as invenções.
(D) as conversas.
11 – Pela conclusão da narrativa, a personagem se transformou:
(A) num ator.
(B) num escritor.
(C) num jornalista.
(D) num vendedor.
12 – Releia:
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Numere os parágrafos da história
Retire da história:
Do 1º parágrafo dois substantivos comuns: __________________
____________________________________________________
Do 4º parágrafo dois verbos: _____________________________
Do 6º parágrafo um substantivo próprio: ____________________
Matemática
Componha os numerais
4 unidades de milhar, 6 centenas e 3 unidades: ______________
6 dezenas de milhar, 3 unidades de milhar, 4 centenas, 2 dezenas e 1 unidade: __________________
5 unidades de milhar, 8 dezenas e 7 unidades: ____________________
9 centenas, 5 dezenas e 4 unidades: ____________________________
Decomponha os numerais:
5.963 ____________________________________________________
___________________________________________________________
8.172 _____________________________________________________
___________________________________________________________
13.467 ____________________________________________________
__________________________________________________________
1.054 _____________________________________________________
__________________________________________________________
Escreva por extenso:
12.456 ___________________________________________________
_________________________________________________________
9.048 ___________________________________________________
________________________________________________________
25.107 ___________________________________________________
_________________________________________________________
10.009 ___________________________________________________
_________________________________________________________
Resolva
Quatro amigos anotaram num quadro os pontos ganhos num jogo: André - 2.760; Bento - 2.587; Carlos - 2.699; Dario - 2.801. Qual menino fez mais pontos? Quantos pontos eles fizeram juntos?
Uma professora do 5º ano pediu que uma aluna marcasse numa linha do tempo o ano de 1940.
Que ponto a aluna deve marcar para acertar a tarefa pedida?
3. Se Marcos comprar um aparelho em 5 prestações mensais iguais de R$ 156,00. Qual vai ser o valor do aparelho?
4. Lívia tem 5 notas de R$ 100,00 e 3 notas de R$ 50,00. Nathália tem 3 notas de R$ 100,00 e 5 notas de R$ 50,00.
Qual a quantia que Lívia tem?
Qual a quantia que Nathália tem?
5. Dois primos andam juntos de ônibus 3.591 metros para ir e voltar até a escola. Quantos metros andam em 5 dias?
6. Laura tem 840 gramas de carne moída e quer colocar em 3 saquinhos para congelar. Quantos gramas de carne moída serão colocados em cada saquinhos?
Arme e calcule
Ciências Naturais
Observe o ciclo da água na imagem abaixo e explique como ele ocorre
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Educação Física
Essa semana nossa aula será de exercícios de ginástica e corrida!
Faça alguns exercícios de alongamento... Aqueles já trabalhados em aula;
Escolha um espaço amplo na sua casa, pode ser no pátio ou garagem e faça uma corrida (+ou- 2 minutinhos)
Pare, descanse, tome um pouco de água;
Faça 10 abdominais; 10 apoios e 10 polichinelos;
Repita + 2 minutos de corrida;
No final alongue novamente.
OBS. Caso tenha alguma dificuldade para realizar esses movimentos ou sentir algum desconforto, podes adaptar e substituir, o importante é não ficar parado!
Arte
ALUNO:___________________________________________________ SÉRIE:_______
PINTE A MANDALA UTILIZANDO SOMENTE AS CORES PRIMÁRIAS, DEPOIS NO ESPAÇO ABAIXO CRIE UMA NOVA MANDALA UTILIZANDO AS CORES SECUNDÁRIAS.
História
Assista aos vídeos sobre as missões jesuíticas e logo após leia os textos e responda as questões
https://www.youtube.com/watch?v=eJ2-FcTijEQ
https://www.youtube.com/watch?v=4Ts9rbL7CCc
https://www.youtube.com/watch?v=uOo_SOiZ88w
As Missões Jesuíticas
Desde 1609, Padres Jesuítas, missionários da Companhia de Jesus deram início a um trabalho de evangelização dos índios da vasta Província do Paraguai. Tiveram grande sucesso junto aos grupos Guarani, que viviam em aldeias agrícolas, num sistema semi-nômade, não havia terreno e sim regiões.
O interesse do Império Espanhol era tomar posse das terras da Bacia Platina, como objetivo a conversão e colonização dos indígenas ao cristianismo, por ordem da coroa é instalada a primeira Redução, a de São Ignácio Guaçú, território Espanhol determinado pelo Tratado de Tordesilhas.
Num período de mais ou menos um século, entre 1609 a 1706, os jesuítas expandiram sua evangelização pela região de Tape (Rio Grande do Sul). No Tape, a fundação dos povoados de Santo Tomé, São Miguel, São José, entre outros, representou uma dilatação das Missões do Paraguai para os territórios que hoje configuram o Rio Grande do Sul, as Reduções do Tape estão relacionadas à primeira fase missioneira, período que corresponde a 1626/1637 –11anos.
Após a Batalha de M’Bororé em 1641, entre os Guarani X bandeirantes os padres missionários fogem do que hoje é RS, passando para o lado de lá do Rio Uruguai, hoje território argentino, deixando gado trazido pelo jesuíta Cristóvão de Mendonza que multiplicam-se e tornam-se um dos principais motivos para o seu retorno 40 anos depois.
Neste período de 11 anos foram fundados 18 povoados, mas, que pela resistência indígena aos colonizadores e a ação criminosa dos bandeirantes paulistas não houve condição de se desenvolver as reduções.
A partir de 1682, 40 anos depois da primeira fase missioneira, por orientação do império espanhol, os padres voltam para fundar os Sete Povos das Missões, que além do objetivo de “catequisar” os indígenas, vir a garantir a posse das terras para a coroa com a formação de fronteiras entre Portugal e Espanha e acabar com a disputa de terras em que este periodo termina em 1756 com o fim da guerra e distribuição dos povos pelo Rio Grande do Sul. (1682 a 1756)
Os Sete Povos fazem parte da segunda fase missioneira, onde se fundam as reduções, com os primeiros núcleos urbanos do RS.
SETE POVOS DAS MISSÕES
Retorno dos jesuítas e índios missioneiros ao Rio Grande do Sul
Para impedir a penetração portuguesa nas terras do sul, o governo espanhol ordena aos jesuítas o retorno à margem oriental do Rio Uruguai. Seriam fundados povoados no Rio Grande do Sul. Como havia falta de brancos colonizadores, vieram com os padres os guaranis das reduções. As terras seriam ocupadas com lavouras e estâncias.
Teve inicio, assim, a segunda fase das reduções jesuíticas aqui no nosso estado, chamada os Sete Povos. A primeira redução construída foi São Francisco de Borja, em 1682. Os povoados seriam edificados seguindo o modelo dos povoados espanhóis. O retorno ao nosso estado foi bem ordenado: primeiro vieram alguns índios, liderados por um jesuíta, para a escolha dos locais das reduções, construção das casas e o primeiro plantio. Cada redução teria, no máximo, 30 quilômetros de distância da outra, para facilitar a comunicação em caso de perigo e necessidade de socorro.
As comunicações eram feitas no alto das igrejas, com sinais de espelho durante o dia e sinais luminosos durante a noite.
Quando as casas estavam prontas e era época do primeiro plantio, vinha o restante dos habitantes daquela redução. Foram fundadas neste retorno sete reduções:
- São Francisco de Borja, em 1682;
- São Nicolau, em 1687;
- São Luiz Gonzaga, em 1687;
- São Miguel Arcanjo, em 1687;
- São Lourenço, em 1690;
- São João, em 1697;
- Santo Ângelo, em 1707.
- São Nicolau, fundada em 1626, pelo padre Roque Gonzales, teve sua construção no mesmo local onde anteriormente foi construída. Duas tragédias marcaram o inicio dessa redução: um furacão e um incêndio que destruíram quase tudo. Mais tarde essa redução foi construída com pedras.
O índio nas aldeias missioneiras
O índio das reduções, em sua maioria, era Guarani, mas eram aceitos, também, índios de outras nações (Gês, Pampeanos) desde que aceitassem ser batizados e viver segundo as leis das missões e os costumes dos Guaranis. Os índios eram muitos ingênuos e, para não serem enganados pelo branco colonizador, era proibida a entrada de outro branco que não fosse um missionário. O Guarani era como criança grande: indolente, imprevidente, fugia do trabalho sistemático, era dócil. Trabalhava muito bem em esculturas, fazia instrumentos musicais e gostava muito de música. Foi através da música que os jesuítas levaram o índio ao trabalho.
GOVERNO
Cada 40 ou 50 famílias eram confiadas a quatro ou seis caciques, que determinavam e controlavam o trabalho e distribuição de terras. O cacicado era hereditário.
FAMÍLIA
Os rapazes e moças casavam entre 15 e 17 anos, e os noivos eram escolhidos pelas pais. Havia vários casamentos num dia só, com uma grande festa para todos. A comunidade dava aos casais a casa, a comida e a festa.
ENSINO
Os filhos dos caciques e os rapazes considerados mais espertos aprendiam a ler e a escrever, além de aprenderem também técnicas agrícolas.
Às meninas eram ensinados trabalhos de tricô, costura e bordado. Todas as crianças que não iam à escola aprendiam técnicas de agricultura e o ofício que quisessem aprender, nas oficinas. Os professores eram índios, supervisionados por jesuítas.
Nas horas de lazer e descanso, as crianças ficavam com a família.
VESTUÁRIO
As mulheres fiavam, teciam e costuravam as roupas, todas iguais; não usavam meias nem sapatos. Os homens usavam calças parecidas com chiripá e uma blusa do pano branco. As mulheres usavam vestido sem mangas que descia até os calcanhares, um cinto e uma túnica com mangas, o qual só tiravam quando trabalhavam na lavoura. Recebiam uma muda de roupa os adultos e duas mudas as crianças, no começo do ano.
HABITAÇÃO
A principal edificação das aldeias missioneiras era a igreja, que ficava no centro. Na frente da igreja, havia uma enorme praça chamada curralão. Cercavam a praça, em fileiras paralelas, as casas dos índios, todas iguais, de tijolos não queimados e com telhas de barro. Todas as casas tinham um avarandado, assim, andava-se em toda a aldeia sem apanhar sol ou chuva. As casas não tinham janelas, só a porta da frente e a dos fundos; as repartições eram feitas com couros e esteiras. O cemitério era ao lado leste da igreja, junto ao hospital. Do outro lado, a oeste da igreja, ficava a casa dos jesuítas, o colégio e as oficinas. Existia, também, a casa dos órfãos e viúvas (cotiguaçu), a casa das ferramentas e das armas. Nos fundos da igreja, ficavam a horta e o pomar dos padres.
AGRICULTURA
O trabalho era coletivo de toda a redução três dias na semana; em outros dois dias, cada família plantava em sua roça. As ferramentas eram de todos, bem como o produto plantado.
Plantavam milho, mandioca, abóbora, trigo, algodão, cana-de-açúcar, hortaliças, árvores frutíferas e erva-mate.
PECUÁRIA
O gado das reduções era criado em estâncias longe das aldeias, perto das quais eram mantidas invernadas, com gado de corte e leiteiro, cujos produtos eram repartidos entre todos. A criação de pequenos animais domésticos, como porcos, galinhas, patos, perus, era feita dentro das aldeias.
O couro e o sebo eram vendidos em Buenos Aires ou trocados por sal e ferramentas.
OFICINAS
Os índios tinham grande capacidade de imitar e, graças a esse dom, foi fácil ensinar-lhes as artes mecânicas. Nas reduções, fazia-se tudo que se necessitava. Havia oficinas de marcenaria, carpintaria, funilaria, olaria, tipografia, farmácia, tecelagem, moinho, escultura e industrialização da erva-mate.
ERVA-MATE, FERRO, MADEIRA E TIPOGRAFIA
Os índios já tomavam o chimarrão, mas os jesuítas, pelo temor de que nele se viciassem e pelo tempo de trabalho que era perdido para tomá-lo, proibiram o consumo da erva-mate. Provado que o mate não viciava, os jesuítas o permitiram, estipulando horários para o seu consumo, começando, assim, o plantio dos grandes ervais. A erva-mate era vendida ou trocada por ferramentas em Buenos Aires.
O ferro era extraído na redução de São João, da pedra-formiga. O padre Antônio Sepp, descobridor do ferro nas reduções, construiu a primeira fundição desse metal no Rio Grande do Sul. Nas fundições, eram feitas ferramentas, utensílios domésticos, além de sinos de cobre e ornamentos sacros de estanho.
A madeira era extraída para o uso das aldeias, nas construções, nas esculturas e na queima de lenha. As matas eram preservadas.
Foi numa aldeia missioneira que surgiu o primeiro livro do Rio Grande do Sul. Várias obras foram escritas por índios, em guarani e espanhol.
Responda
As missões jesuíticas foram fundadas por quem?
Por que foram criadas as missões jesuíticas?
Quem habitava as missões?
Como era o ensino nas missões?
Como era a agricultura?
Como era a pecuária?
Fale sobre a erva mate nas missões:
Livro: Língua Portuguesa 5º ano Ápis
Autoras: Ana Trinconi, Terezinha Bertin, Vera Marchezi
Editora: Ática
Conteúdos: Leitura e interpretação de texto (crônica)
Páginas: 42, 43, 44, 45, 46 e 47
Livro ;Ciências Naturais 5º ano
Coleção Quatro Cantos
Autoras: Amélia Porto, Lízia Ramos, Sheila Goulart
Editora: Dimensão
Conteúdos: Lixo, desenvolvimento sustentável
Página: 100 e 101 Ler o texto: Lixo: Nossa responsabilidade
Assistir ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=2zYJN0PM3S8&feature=youtu.be
Página 102: Responder: Para trocar ideias
Ler o texto: Desenvolvimento sustentável
Livro: Matemática 5º ano Ápis
Autor: Luiz Roberto Dante
Editora: Ática
Conteúdos: Histórias matemáticas, cálculo mental.
Páginas: 70, 71, 72, 73
Geografia
Livro: História e Geografia 5º ano
AR: Aprender e Relacionar
Autores: Ricardo Dreguer, Cássia Marconi, Neuza Guelli, Cíntia Nigro
Editora Moderna
Conteúdos: O crescimento da população dos municípios: campo e cidade
Páginas: 66 e 67
Livro: Língua Portuguesa 5º ano Ápis
Autoras: Ana Trinconi, Terezinha Bertin, Vera Marchezi
Editora: Ática
Conteúdos: Sinais de pontuação (aspas e reticênciais. Produção textual (descrição) significado de palavras e expressões
Páginas: 48, 49 e 50
História
Livro: História e Geografia 5º ano
AR: Aprender e Relacionar
Autores: Ricardo Dreguer, Cássia Marconi, Neuza Guelli, Cíntia Nigro
Editora Moderna
Conteúdos: Diversidade cultural
Páginas: 44, 45, 46, 47, 48 e 49
Educação Física
Atividade ABC do copo
Nessa atividade trabalharemos a atenção, concentração e coordenação motora através de uma atividade musical. Para essa atividade você vai precisar de dois copos e uma dupla (um familiar).
OBS. Quem tem irmãos em outras turmas pode realizar juntos, pois a atividade da semana é a mesma para todas as turmas.
https://www.youtube.com/watch?v=S4-vOTYGRl0
Arte
Atividade no livro didático de Arte”LIGAMUNDO”, 5º ano, Autores:Caio Padun,Rafael Presto, Taiana Machado e Valquiria Prates, páginas 42 e 43.
CONTEÚDOS: Música, Teatro e criatividade
Livro: Matemática 5º ano Ápis
Autor: Luiz Roberto Dante
Editora: Ática
Conteúdos: Multiplicação
Páginas: 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82 e 83
ENSINO RELIGIOSO
Imprimir e colar ou copiar no caderno de ensino religioso
Pesquise um mito indígena e escreva no caderno. Bata foto e coloque no grupo do whatsApp para compartilhar com os colegas.
- 10 colheres de sopa de farinha de trigo
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 ovo
- Quando as garrafas estiverem prontas, basta arrumá-las, conseguir uma bola pequena: você acaba de fazer um jogo de boliche caseiro.
- Você pode fazer um campeonato com sua família.
- Quem derrubar o maior número de garrafas é o vencedor.
- Você concorda que todos os pais são diferentes? Conte sobre seu pai ou sobre a pessoa que desempenha esse papel na tua vida.
Download Conteúdo: semana 27 a 31.07
Página 109 Ler o texto Ler e Pensar
Página 109 Realizar a atividade Em grupo: A atividade pode ser realizada individualmente ou com o auxílio de um responsável (Atividade 1 da página 109 e atividade 2 da página 110)
.
Educação Física
A nossa atividade da semana será voleibol sentado.
Bom, você conhece ou já jogou voleibol, né? Mas você sabia que existe o esporte voleibol sentado? É um esporte Paralímpico que surgiu da junção do vôlei com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade.
Talvez, você esteja se perguntando.... O que é um esporte paraolímpico? É um esporte para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Existem os Jogos Paraolímpicos, que em outras palavras, são os jogos olímpicos com esportes adaptados para pessoas portadoras de deficiências.
Bom galerinha, para simular esse esporte você vai precisar abrir espaço em um dos cômodos da sua casa. Improvise uma rede, pode ser feita com lençol ou cordas presas nas laterais. A bola pode ser a de vôlei normal ou qualquer outra bola que você tenha em casa e que não seja tão pesada. A ideia é permanecer sentado e jogando vôlei. Seu objetivo é marcar ponto na equipe adversária, valendo se arrastar para alcançar a bola e impedir que a bola caia na sua área.
Lembrete: os toques não precisam ser diretos, pode receber a bola, segurar e jogá-la para o campo adversário.

Professora: Ana Licia
|
Semana: 20/07 a 24/07
|
Turma: 5º Ano
|
Professora: Jamile Rancheski
|
Semana:
20/07 a 24/07
|
Todas as turmas
|
·
Professora:
Karina Dalpiaz Goldani Martins
|
Semana: 20/ 07 /2020 – 24/07/2020
|
Turma:5º ano
|
EMEF Ângelo Gabriel Boff Guasselli
Download contéudo: semana 13 a 17.07
- Instrumento musical reciclado: Como fazer uma maracá
- Fita adesiva colorida
- Tesoura
- Macarrão, cereais, grãos, sementes ou o que mais tiver em casa
- 2 garrafas plásticas pequenas
- 2 rolinhos de papel higiênico
- Rolos de papel higiênico, toalha, alumínio ou similar
- Fita crepe e cola
- Pedaço de papel mais groso (papelão, duplex …)
- Jornal
- Arame
- Arroz
- Tintas para decorar
- Cocar indígena feito de material reciclável
- cola colorida nas cores branco, vermelho e amarelo;
- cola em bastão;
- Crystal cola Jelly amarelo;
- tinta fosca para artesanato na cor branca;
- pincel;
- tesoura;
- papel Canson colorido;
- miçanga de madeira;
- pedrarias diversas;
- cola de lantejoula;
- lápis;
- papel-toalha;
- régua,
- agulha e linha grossa.
EMEF Ângelo Gabriel Boff Guasselli
Download Conteúdo: semana 15 a 19.06
Professora: Ana Licia
|
Semana: 15/06 a 19/06
|
Turma: 5º Ano
|
·
Professora: Karina
·
Dalpiaz Goldani Martins
|
Semana: 15/ 06 – 19/06
|
Turma: 5ºano
|
·
Professora: Jamile Rancheski
|
Semana: 15/ 06 – 19/06
|
Turma: 5ºano
|
EMEF Ângelo Gabriel Boff Guasselli
Professora: Ana Licia
|
Semana: 08/06 a 12/06
|
Turma: 5º Ano
|
“Dê
uma força aos seus colegas que têm problemas nas matérias em que você é fera”
|
·
Professora: Karina Dalpiaz
Goldani Martins
|
08/ 06 /2020 – 12/06/2020
|
Turma: 5ºano
|
·
Professora: Jamile Rancheski
|
08/ 06 /2020 – 12/06/2020
|
Turma: 5ºano
|
EMEF Ângelo Gabriel Boff Guasselli
Download Conteúdo: Semana 01 a 05/06
Professora:
Ana Lícia Oliveira
|
Semana:
01/06- 05/06
|
5º ano
|
CONTRIBUIÇÃO INDÍGENA
NA NOSSA CULTURA
|
||||
VOCABULÁRIO
|
ALIMENTAÇÃO
|
MÚSICA
|
DANÇAS
|
ARTESANATO
|
Professora: Karina D. G. Martins
|
Semana: 01/ 06 /20 – 05/06/20
|
Turma: 5ºano
|
Professora: Ana Licia S.de Oliveira
|
Semana: 25/05 a 29/05
|
Turma: 5º Ano
|
Professora: Jamile Rancheck
|
Semana:25/05/2020
– 29/05/2020
|
Turma:5ºano
|
Professora: Ana Licia Silveira de Oliveira
|
Semana: 18/05 a 22/05
|
Turma: 5º Ano
|
Exemplos de
gêneros textuais
8-
A carta é um meio de comunicação entre as
pessoas que estão distantes. Você acha que atualmente a carta é muito
utilizada? Justifique sua resposta:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________9-
Como você e sua família se comunicam com as pessoas distantes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
O que é gráfico?
É uma representação de informações obtidas em
pesquisas por meio de formas geométricas para facilitar a leitura dos dados.
Professora: Jamile Rancheski
|
Semana: 18/05 – 22/05
|
Turma: 5º Ano
|
Professora: Karina Dalpiaz
|
Semana: 18/05 – 22/05
|
Turma: 5º Ano
|
Professora: Ana Licia Silveira de Oliveira
|
Semana: 11/05 – 15/05
|
Turma: 5º Ano
|
Passado
|
Trabalho
|
Fontes históricas
|
Presente
|
Permanências
|
História
|
Mudanças
|
Vestígios
|
Estuda
|
informações
|
Professora: Jamile
|
Semana: 11/05 – 15/05
|
Turma: 5º Ano
|
Professora: Karina Dalpiaz Goldani Martins
|
Semana: 11/05/2020 –
15/05/2020
|
Turma:5º ano
|
Dia do trabalho
FÁBULA: O LOBO VELHO - MONTEIRO LOBATO
Os Indígenas no Rio Grande do Sul
GUARANIS
GÊS
PAMPEANOS
GUARANÁ
QUESTÕES
A
| |
B
|
|
C
|
20 SEGUNDOS DE CORRIDA NO LUGAR
|
D
|
SUBIR E DESCER DA CADEIRA 12 VEZES
|
E
|
PULAR EM UM PÉ SÓ (10 VEZES EM CADA PÉ)
|
F
|
ESTÁTUA AVIÃOZINHO 20 SEGUNDOS
|
G
|
VIRAR 2 ESTRELINHAS OU CAMBALHOTAS
|
H
| |
I
|
MÃO NA CABEÇA, NO JOELHO E NO PÉ – 10 REPETIÇÕES
|
J
|
ESTÁTUA AGACHADO, PÉ TODO NO CHÃO – 30 SEGUNDOS
|
K
|
PULA CORDA NO LUGAR – 20 VEZES
|
L
|
LEVANTAR OS BRAÇOS E ENCOSTAR NO PÉ – 10 VEZES
|
M
|
25 POLICHINELOS
|
N
|
PULINHOS NO LUGAR , ALTERNADO OS PÉS – 20 SEGUNDOS
|
0
|
ABAIXA, LEVANTA E PULA – 8 VEZES
|
P
|
CORRE PARA OS LADOS (UM, DOIS, TRÊS) – 6 VEZES
|
Q
|
ESTÁTUA NA PONTA DO PE – 20 SEGUNDOS
|
R
|
SENTAR E LEVANTAR DA CADEIRA 15 VEZES
|
S
|
CORRIDA NO LUGAR, ENCOSTANDO O CALCANHAR NO BUMBUM – 30 SEGUNDOS
|
T
|
CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ – 15 VEZES
|
U
|
20 POLICHINELOS
|
V
| |
W
|
CAMINHAR NA PONTA DO PÉ – 30 SEGUNDOS
|
X
|
PRANCHA 30 SEGUNDOS
|
Y
| |
Z
|
15 ABDOMINAIS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário